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sábado, outubro 08, 2011

AS SETE FERRAMENTAS DO CONTROLE DA QUALIDADE



  • Diagrama de Pareto
  • Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
  • Histogramas
  • Folhas de verificação
  • Gráficos de dispersão
  • Fluxogramas
  • Cartas de controle

  • Fluxograma

    Ficheiro:LampFlowchart pt.svg

    TODOS OS PROCESSOS DO PMBOK

    Fluxo de processos PMBoK 4ed


    EXISTEM 3 PROCESSOS A GERÊNCIA DA QUALIDADE

    Grupos × Áreas PMBOK 4ed




    Planejar a Qualidade- está dentro do Processo de Planejamento
    Realizar a Garantia da Qualidade- está dentro do Processo de Execução
    Realizar o Controle da Qualidade- está dentro do Processo de Monitoramento e Controle

    CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE

    As características da qualidade podem ser :
    • Fisícas como Comprimento, peso
    • Sensoriais- Comodidade, sabor aparência
    • Temporalmente orientadas- Manutenção, fiabilidade
    • Comerciais- Garantia
    • Interesse Principal- Impacto estratégico
    • Visão da Qualidade- Uma oportunidade de diferenciação da concorrência
    • Ênfase- As necessidades de mercado e do cliente
    • Métodos- Planejamento estratégico, estabelecimento de objetivos e a mobilização da organização
    • Papel dos profissionais da Qualidade- estabelecimento de metas, treinamento, consultoria a outros departamentos e desenvolvimento de programas
    • Responsável pela Qualidade- Todos na empresa, com a alta administração exercendo forte liderança
    • Orientação e Enfoque- Gerenciar a Qualidade

    O QUE É QUALIDADE?


    Qualidade é a adequação ao uso é atender ao que foi especificado, onde a adequação é definida pelo consumidor mesmo quando ele deseja fazer algo fora do que o fabricante imaginou. Qualidade é conformidade ás especificações, são produtos e seviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor.
    Segundo o PMBOK,  a abordagem básica do gerenciamento da qualidade descrita pelo PMI pretende ser compatível com a da ISO, e também deve ser compatível com as abordagens de gerenciamento da qualidade recomendadas por Deming, Juran, Crosby e outros, e com modelos como Gerenciamento da qualidade total (TQC), 6 Sigma, Análise de modos e efeitos de falha, Revisões de projeto, Voz do cliente, Custo da qualidade (CDQ) e Melhoria contínua.
    O PMI adota a definição da qualidade proposta pela ASQ, traduzida oficialmente como: “Qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”, e assim um elemento essencial do gerenciamento da qualidade no contexto do projeto passa a ser “transformar as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos, através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto.”
    Outra distinção importante que o PMI destaca é a que ocorre entre qualidade e grau, que não são a mesma coisa, embora muitas vezes sejam confundidos. O grau é aquilo que faz um produto ser considerado de “primeira linha”, “alto padrão”, ou conceitos similares – são diferenciações de características técnicas entre produtos de uso similares.
    Assim, é possível que um produto seja especificado com a intenção de ter grau baixo (“segunda linha”, ou eufemismos como “padrão popular”), e isso não é necessariamente um problema: significa que terá menos recursos, possivelmente uma aparência não tão moderna, menor emprego de tecnologia, material mais barato ou outras diferenças de especificação em relação a outros produtos que cumpram funções similares, e provavelmente terá como alvo consumidores diferentes daqueles dos produtos de “primeira linha”. Mas se cada uma das unidades deste produto for produzida de acordo com esta especificação de grau inferior, e a especificação atender às necessidades (explícitas e implícitas) dos seus usuários, ele terá qualidade mesmo assim.