Antes de mais nada, a comunicação é fundamental para tudo aquilo
que se pretende implementar na vida. Dessa forma, é preciso entender
bem o que envolve o processo de envio de uma informação, não
obstante a pressão da necessidade.
Enviar, nessa visão, não compreende somente identificar destino,
via de entrega, conteúdo da informação..., em princípio é
importante se perceber uma sempre existente responsabilidade,
incrustada, naturalmente, na pessoa do emissor da informação, ou
seja, é fundamental a carga do papel do emissor no processo de
comunicação, pois todos os resultados finais desse processo estarão
direta e proporcionalmente associados à qualidade com que ele atuou.
Muitas vezes, isso independe de se ter uma estrutura para se
comunicar do nível bom, ruim ou péssimo. O simples fato de se
enviar uma informação de forma displicente, sem um critério de
análise qualquer ou com critérios falhos, já torna o processo
susceptível a erros, que, por sua vez, gerarão as devidas
consequências, com destino já conhecido em sua origem.
Se o ambiente é o de projetos, essa premissa torna-se uma substância
que pode assumir dois sabores, em momentos mutuamente exclusivos: uma
vez, como forma de comunicação refinada, precisa, gerenciada e
consciente, traz resultados saborosos e enraizá o que se chama de
boas práticas na gerência de projetos; por outro lado, o dissabor,
o mau uso desse recurso, até mesmo o descrédito de que nada
agregará de valor para o final feliz desejado para o projeto.
Esta última visão já fez muitos projetos pagarem um alto preço
pelo despreparo de ignorar a comunicação, que não se conceitua
simplesmente em dar resultados, relatar fatos ou cadastrar tarefas,
mas em se ter um planejamento para a comunicação, definindo-se
canais onde ela pode acontecer nos projetos, formalizando contextos
prioritários e vitais onde a comunicação com qualidade deve ser
estabelecida, nomeando responsáveis por todo esse cenário, enfim,
formando uma estrutura na qual o projeto adquirirá a consistência
necessária e suficiente para trafegar suas informações geradas
durante a implementação e assumir, por essa via, seu caminho de
sucesso.