Este blog foi criado por Ana Aguilar, Diogo Cabral, Irisval Leite e Jarbas Perdigão com a finalidade de postar conteúdos de texto, imagens, vídeos, podcasts, entrevistas, pesquisas e análise de ferramentas de Gestão de Projetos,esclarecer dúvidas sobre o assunto e esclarecer conteúdos de Gestão de TI, tirem um bom proveito do nosso blog.
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domingo, novembro 13, 2011
CUIDADO COM PROJETOS NÃO PLANEJADOS
Pré-requisito:Antes
de assumir responsabilidades, verifique se você tem competência
para assumir uma tarefa.
Ponto
importante:Saber ouvir.
Ponto
passivo:Sem comunicação não chegamos a lugar algum.
Conclusão:Uma
gestão de projetos bem sucedida é aquela possui equipes competentes
que sabem ouvir, e principalmente, se comunicam entre as partes.
PORTFÓLIO, PROGRAMA, PROJETO E SUBPROJETO
Existe muita confusão com a definição dos termos portfólio, programa, projeto e subprojeto. Na sétima edição do seu livro Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo diferenciais competitivos, Ricardo Vargas faz uma boa diferenciação e é em que me baseio para diferenciar os termos.
Projetos , muitas vezes, precisam ser divididos em partes, ditos subprojetos, para facilitar o gerenciamento. Os subprojetos podem ser executados por terceiros e um arranjo deste tipo facilita o gerenciamento. Subprojetos não fazem sentido isoladamente.
Programas são grupos de projetos relacionados que são gerenciados e coordenados de modo integrado. obtendo os benefícios de um gerenciamento integrado facilitando o controle.
Portfólio é um conjunto de programas e projetos e outros esforços que são agrupados para facilitar o atingimento de objetivos estratégicos. A execução dos componentes do portfólio é priorizada baseado na estratégia.
PESQUISA BENCHMARKING 2008, MOSTRA OS BENEFÍCIOS OBTIDOS COM O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Aumento da satisfação do cliente (interno/externo) – 47%
Maior integração entre as áreas – 49%
Minimização dos riscos em projetos – 50%
Melhoria de qualidade nos resultados dos projetos – 60%
Disponibilidade de informação para a tomada de decisão – 62%
Maior comprometimento com objetivos e resultados – 68%
Maior integração entre as áreas – 49%
Minimização dos riscos em projetos – 50%
Melhoria de qualidade nos resultados dos projetos – 60%
Disponibilidade de informação para a tomada de decisão – 62%
Maior comprometimento com objetivos e resultados – 68%
GESTÃO DE PROJETOS – CERTIFICAÇÃO , MBA OU MESTRADO?
Uma boa dica.
O ideal é ter os três, mas na dúvida .
(1)Certificação PMP
Esta poderia ser a primeira opção para profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos. Até mesmo porque esta certificação foi feita para “comprovar” que o profissional conhece bem boas práticas, processos e ferramentas para gerenciamento de projetos. Uma das evidencias disso é a própria experiência exigida pelo PMI e que poderá ter que ser comprovada pelo profissional para permitir que o mesmo realize o exame de certificação. A exemplo da especialização, o título PMP já é exigência de mercado há alguns anos, sendo pré requisito inclusive para contratações em muitas organizações brasileiras. No governo, por exemplo, licitações diversas exigem a presença de profissionais certificados PMP no lado dos fornecedores.
Consultar : http://www.pmi.org/
(2)MBA em Gestão de Projetos
Para profissionais que estão iniciando na carreira ou para aqueles com pouco tempo de estrada em gestão de projetos, não há dúvidas que um curso de especialização em gerenciamento de projetos é o mais recomendado, pois estes cursos que duram entre um e dois anos (em geral um ano de duração), fornecem uma base conceitual e teórica de processos, ferramentas e melhores práticas gerenciais muito importantes, permitindo que estes conhecimentos sejam aplicados na prática através de trabalhos e exercícios, além de um aspecto muitíssimo importante que é o apoio de professores e a troca de experiências com outros profissionais. O interessante é que dependendo das oportunidades, o aluno pode ir aplicando estes conhecimentos também no dia a dia nos seus desafios profissionais.
Outro ponto muito importante na especialização é que o próprio mercado de trabalho já esta exigindo fortemente este título dos profissionais. É muito comum encontrarmos ofertas de oportunidades para gerentes de projetos onde o pré-requisito é ter um MBA em Gestão de Projetos ou a certificação PMP.
Outro ponto muito importante na especialização é que o próprio mercado de trabalho já esta exigindo fortemente este título dos profissionais. É muito comum encontrarmos ofertas de oportunidades para gerentes de projetos onde o pré-requisito é ter um MBA em Gestão de Projetos ou a certificação PMP.
(3) Mestrado Stritu Sensu em Administração com foco em Gestão de Projetos
Fazer um mestrado com foco em gerencia de projetos é uma realidade no Brasil. Boa parte dos mestrados em Administração de Empresas e Engenharia de Produção espalhados pelo Brasil permitem que o aluno faça uma dissertação com foco em gerencia de projetos. Temas como risco, escritório de projetos e portfólio de projetos estão em evidencia e servem como temas para dissertações de mestrado.
Conclusão :
Lógico que você não deve se meter a fazer os três ao mesmo tempo em paralelo. Vai perder dinheiro e o resultado vai ser pior do que se você fizer só uma opção com a devida seriedade. A dica é : Priorize uma das três opções considerando o seu momento profissional e o seu bolso e avance. Daqui há pouco você terá que ser doutor em gestão de projetos para se diferenciar..
Consultar programas de mestrado no site da CAPES
Consultar http://www.capes.gov.br/
EAP = WBS
Estrutura analítica do projeto (EAP) ou estrutura analítica do trabalho (WBS) significam a mesma coisa. EAP é a base para o detalhamento do projeto e após elaborada passa a ser a base para a manutenção do escopo do projeto.
A EAP é uma estrutura gráfica hierárquica que pode ser representada por uma espécie de organograma ou por uma lista identada.
A lista identada disponível no software do MS Project é uma boa forma de gerar a EAP.
A EAP funciona como entrada para diversos processos do PMBOK e se estiver inadequada compromete a realização do projeto.
A EAP pode ser criada do zero ou utilizar modelos (templates) prontos da organização. A profundidade da EAP depende da complexidade do projeto.
A EAP é uma estrutura gráfica hierárquica que pode ser representada por uma espécie de organograma ou por uma lista identada.
A lista identada disponível no software do MS Project é uma boa forma de gerar a EAP.
A EAP funciona como entrada para diversos processos do PMBOK e se estiver inadequada compromete a realização do projeto.
A EAP pode ser criada do zero ou utilizar modelos (templates) prontos da organização. A profundidade da EAP depende da complexidade do projeto.
Elaboração de uma EAP:
Colocar no primeiro nível da EAP o nome do projeto
Colocar no segundo nível as fases que estabelecem o ciclo de vida do projeto
No terceiro nível identificar os resultados que devem ser entregues
Decompor cada elemento da EAP subdividindo os resultados em componentes menores
Rever e refinar a EAP até que os interessados concordem com o planejamento e o plano estabelecido para o projeto.
Colocar no primeiro nível da EAP o nome do projeto
Colocar no segundo nível as fases que estabelecem o ciclo de vida do projeto
No terceiro nível identificar os resultados que devem ser entregues
Decompor cada elemento da EAP subdividindo os resultados em componentes menores
Rever e refinar a EAP até que os interessados concordem com o planejamento e o plano estabelecido para o projeto.
Mandamentos da EAP:
- Cada elemento da EAP deve representar um resultado tangível e verificável;
- Todos os resultados principais devem estar explicitamente incluidos na EAP;
- Os resultados principais devem ser claramente definidos;
- Os resultados principais devem ser decompostos até o nível de detalhe que permita o gerenciamento da entrega;
- A decomposição não pode ser demasiada pois o custo de controle pode anular o benefício do detalhamento;
- Cada elemento da EAP deve contribuir para o elemento pai;
- As descer um nível da EAP a soma dos resultados dos subordinados deve corresponder ao resultado pai;
- Um elemento da EAP não pode ter somente um filho;
- Um elemento filho não pode ter mais de um pai;
- Os resultados principais necessários ao gerenciamento devem ser incluidos na EAP.
PARTES INTERESSADAS NO PROJETO
As partes interessadas no projeto são pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujo interesse pode ser afetado como resultado da execução ou término do projeto. Podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto. A equipe de gerencia de projetos deve identificar estas partes , determinar suas necessidades e expectativas e na medida do possível gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem sucedido.
As partes interessadas em todos os projetos incluem :
As partes interessadas em todos os projetos incluem :
-Gerente de projetos
-Equipe de Gerenciamento de Projetos
-Cliente/usuário
-Organização executora
-Membros da equipe de projeto
-Patrocinador;
-Influenciadores;
-PMO.
O QUE VEM A SER GESTÃO DE PROJETOS?
Gerenciar,
administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de
técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto
tenha sucesso. E gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até
finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e
atividades de controle.
O PMI
compilou as melhores práticas de gerenciamento de projetos
utilizadas ao redor do mundo, que são aplicadas em projetos de
tamanhos e áreas diferentes, e montou uma publicação, chamada
PMBOK – Project Management Body of Knowledge.
Esta publicação contém inúmeros processos de trabalho, cada um com um conjunto de técnicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases de um projeto, que, como foi mencionado, são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Esta publicação contém inúmeros processos de trabalho, cada um com um conjunto de técnicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases de um projeto, que, como foi mencionado, são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Este conjunto
de processos e técnicas é mundialmente aceito como sendo um padrão
bastante razoável para se aplicar em projetos de todos os tipos e
tamanhos, e é considerado um conjunto de técnicas modernas de
gerenciamento de projeto.
O que se ganha ao aplicar estas técnicas? Aumenta-se significativamente a probabilidade de seu projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado.
O que se ganha ao aplicar estas técnicas? Aumenta-se significativamente a probabilidade de seu projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado.
Os processos de trabalho foram organizados pelo PMI em nove áreas do conhecimento. São as seguintes:
Da mesma
forma que existem técnicas para executar cada atividade dentro do
processo de gerenciamento de projetos, existem ferramentas para
auxiliar as atividades de gestão de projetos, e há ferramentas
bastante sofisticadas, como alguns softwares bastante conhecidos,
como Microsoft Project, os pacotes da empresa Primavera, Timecontrol,
ABT, entre outros inúmeros aplicativos de apoio à gestão de
projetos existentes no mercado. Algumas das técnicas modernas de
gestão de projetos nem requerem o uso de ferramentas sofisticadas,
por exemplo, na definição da estrutura analítica do projeto – um
dos processos da fase de “planejamento”, da área de conhecimento
“gestão de escopo” – é mais apropriado utilizar folhas de
flip chart e adesivos (como post-its), do que ferramentas
computacionais.
NOVO GERENTE? COMO CONSTRUIR RELACIONAMENTO COM SEUS NOVOS SUBORDINADOS
A experiência em gestão de projetos demonstra: A qualidade dos relacionamentos que você mantém com seus subordinados é crítica para o seu bom desempenho como gerente.
Confiança é a chave, quando as pessoas confiam em você elas serão mais propensas a ver você como um gestor fiel, bem informado e sincero.
Como criar confiança no seu relacionamento com seus funcionários?
- Tente ser consistente – Evite dar sinais de contradição.
- Demonstre sua honestidade – Responda honestamente e se não souber investigue. Dê feedback.
- Assuma seus erros – Se mostre confiável assumindo suas falhas.
- Estimule a inovação – Escute as idéias e se mostre aberto a outras perspectivas.
- Demonstre sua honestidade – Responda honestamente e se não souber investigue. Dê feedback.
- Assuma seus erros – Se mostre confiável assumindo suas falhas.
- Estimule a inovação – Escute as idéias e se mostre aberto a outras perspectivas.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Para qualquer área, não somente a área de tecnologia, é de extrema importância o conhecimento em gerenciamento de projetos.
Uma das práticas mais conhecidas no mercado, e que possui conhecimento mundial, são as boas práticas adotadas pelo PMI – Project Management Institute.
Desde 1981, o PMI (Project Management Institute) mantém um guia de projetos, o “Project Management Body of Knowledge” (PMBoK), que contém os padrões e as linhas mestras das práticas usadas nesta disciplina. O PMBoK tem ampla aceitação, milhares de gerentes de projetos no mundo todo adotam as práticas sugeridas por este guia. Estas práticas são o resultado de um consenso entre profissionais experientes neste tema.
O PMI descreve o que é o gerenciamento de projetos, conceitos, história, e principalmente as melhores práticas para gerenciar projetos.
Existe a certificação básica (não tão básica propriamente dita), que é o PMP – Project Management Professional, onde o profissional deve comprovar horas de projetos, além dos conhecimentos do PMBOK.
Desde 1981, o PMI (Project Management Institute) mantém um guia de projetos, o “Project Management Body of Knowledge” (PMBoK), que contém os padrões e as linhas mestras das práticas usadas nesta disciplina. O PMBoK tem ampla aceitação, milhares de gerentes de projetos no mundo todo adotam as práticas sugeridas por este guia. Estas práticas são o resultado de um consenso entre profissionais experientes neste tema.
O PMI descreve o que é o gerenciamento de projetos, conceitos, história, e principalmente as melhores práticas para gerenciar projetos.
Existe a certificação básica (não tão básica propriamente dita), que é o PMP – Project Management Professional, onde o profissional deve comprovar horas de projetos, além dos conhecimentos do PMBOK.
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