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Este blog foi criado por Ana Aguilar, Diogo Cabral, Irisval Leite e Jarbas Perdigão com a finalidade de postar conteúdos de texto, imagens, vídeos, podcasts, entrevistas, pesquisas e análise de ferramentas de Gestão de Projetos,esclarecer dúvidas sobre o assunto e esclarecer conteúdos de Gestão de TI, tirem um bom proveito do nosso blog.
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sábado, outubro 08, 2011
AS SETE FERRAMENTAS DO CONTROLE DA QUALIDADE
EXISTEM 3 PROCESSOS A GERÊNCIA DA QUALIDADE
Planejar a Qualidade- está dentro do Processo de Planejamento
Realizar a Garantia da Qualidade- está dentro do Processo de Execução
Realizar o Controle da Qualidade- está dentro do Processo de Monitoramento e Controle
CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE
As características da qualidade podem ser :
- Fisícas como Comprimento, peso
- Sensoriais- Comodidade, sabor aparência
- Temporalmente orientadas- Manutenção, fiabilidade
- Comerciais- Garantia
- Interesse Principal- Impacto estratégico
- Visão da Qualidade- Uma oportunidade de diferenciação da concorrência
- Ênfase- As necessidades de mercado e do cliente
- Métodos- Planejamento estratégico, estabelecimento de objetivos e a mobilização da organização
- Papel dos profissionais da Qualidade- estabelecimento de metas, treinamento, consultoria a outros departamentos e desenvolvimento de programas
- Responsável pela Qualidade- Todos na empresa, com a alta administração exercendo forte liderança
- Orientação e Enfoque- Gerenciar a Qualidade
O QUE É QUALIDADE?
Qualidade é a adequação ao uso é atender ao que foi especificado, onde a adequação é definida pelo consumidor mesmo quando ele deseja fazer algo fora do que o fabricante imaginou. Qualidade é conformidade ás especificações, são produtos e seviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor.
Segundo o PMBOK, a abordagem básica do gerenciamento da qualidade descrita pelo PMI pretende ser compatível com a da ISO, e também deve ser compatível com as abordagens de gerenciamento da qualidade recomendadas por Deming, Juran, Crosby e outros, e com modelos como Gerenciamento da qualidade total (TQC), 6 Sigma, Análise de modos e efeitos de falha, Revisões de projeto, Voz do cliente, Custo da qualidade (CDQ) e Melhoria contínua.
O PMI adota a definição da qualidade proposta pela ASQ, traduzida oficialmente como: “Qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”, e assim um elemento essencial do gerenciamento da qualidade no contexto do projeto passa a ser “transformar as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos, através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto.”
Outra distinção importante que o PMI destaca é a que ocorre entre qualidade e grau, que não são a mesma coisa, embora muitas vezes sejam confundidos. O grau é aquilo que faz um produto ser considerado de “primeira linha”, “alto padrão”, ou conceitos similares – são diferenciações de características técnicas entre produtos de uso similares.
Assim, é possível que um produto seja especificado com a intenção de ter grau baixo (“segunda linha”, ou eufemismos como “padrão popular”), e isso não é necessariamente um problema: significa que terá menos recursos, possivelmente uma aparência não tão moderna, menor emprego de tecnologia, material mais barato ou outras diferenças de especificação em relação a outros produtos que cumpram funções similares, e provavelmente terá como alvo consumidores diferentes daqueles dos produtos de “primeira linha”. Mas se cada uma das unidades deste produto for produzida de acordo com esta especificação de grau inferior, e a especificação atender às necessidades (explícitas e implícitas) dos seus usuários, ele terá qualidade mesmo assim.
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