Gerenciar,
administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de
técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto
tenha sucesso. E gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até
finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e
atividades de controle.
O PMI
compilou as melhores práticas de gerenciamento de projetos
utilizadas ao redor do mundo, que são aplicadas em projetos de
tamanhos e áreas diferentes, e montou uma publicação, chamada
PMBOK – Project Management Body of Knowledge.
Esta publicação contém inúmeros processos de trabalho, cada um com um conjunto de técnicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases de um projeto, que, como foi mencionado, são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Esta publicação contém inúmeros processos de trabalho, cada um com um conjunto de técnicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases de um projeto, que, como foi mencionado, são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Este conjunto
de processos e técnicas é mundialmente aceito como sendo um padrão
bastante razoável para se aplicar em projetos de todos os tipos e
tamanhos, e é considerado um conjunto de técnicas modernas de
gerenciamento de projeto.
O que se ganha ao aplicar estas técnicas? Aumenta-se significativamente a probabilidade de seu projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado.
O que se ganha ao aplicar estas técnicas? Aumenta-se significativamente a probabilidade de seu projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado.
Os processos de trabalho foram organizados pelo PMI em nove áreas do conhecimento. São as seguintes:
Da mesma
forma que existem técnicas para executar cada atividade dentro do
processo de gerenciamento de projetos, existem ferramentas para
auxiliar as atividades de gestão de projetos, e há ferramentas
bastante sofisticadas, como alguns softwares bastante conhecidos,
como Microsoft Project, os pacotes da empresa Primavera, Timecontrol,
ABT, entre outros inúmeros aplicativos de apoio à gestão de
projetos existentes no mercado. Algumas das técnicas modernas de
gestão de projetos nem requerem o uso de ferramentas sofisticadas,
por exemplo, na definição da estrutura analítica do projeto – um
dos processos da fase de “planejamento”, da área de conhecimento
“gestão de escopo” – é mais apropriado utilizar folhas de
flip chart e adesivos (como post-its), do que ferramentas
computacionais.
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