Um exemplo de gerenciamento de projetos é o desenvolvimento de software pelo qual a entrega ao cliente é atrasada ou, então, seu custo inicial tem um aumento de valor financeiro, quando não ocorre ao desenvolver um sistema que não satisfaça às necessidades do cliente, não superando as expectativas do cliente, da equipe executora e, principalmente, da empresa prestadora desse serviço. Isso mostra que a profissão é utilizada para empresas fabricantes de produtos e para prestadoras de serviços.
O principal difusor do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI - Project Management Institute), fundado nos EUA e que está em todo o mundo. Este instituto publica o guia PMBOK (Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos). Dentre os diversos assuntos que o PMBOK aborda, há: conceitos de gerenciamento, definição de projeto, bem como seu ciclo de vida, grupos de processos de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento.
As habilidades interpessoais ou competências para esse gestor são: comunicação eficaz através da circulação de informações para chegar a um entendimento ou um acordo; influência sobre a organização, ou seja, a capacidade de “fazer com que as coisas aconteçam”; liderança para desenvolver uma visão e uma estratégia, motivar as pessoas e delegação; motivação para estimular as pessoas para que atinjam altos níveis de desempenho e superem as barreiras que impedem as mudanças; negociação e gerenciamento de conflitos para a resolução de problemas, identificação e análise de alternativas e tomada de decisões.
As empresas que já possuem este profissional muitas vezes optaram por um funcionário que já faz parte de seu quadro funcional, que, portanto, já conhece toda a estrutura organizacional. Isso não significa que no mercado não existam bons profissionais ou consultorias que podem ser contratadas para o desempenho dessa função ou prestação desses serviços.
Os estudiosos do assunto alegam que o principal problema no perfil do Gestor de Projetos é a falta de habilidade de conversar com as pessoas e de tirar o melhor de cada envolvido no processo. O segundo problema é que, devido a problemas de compressão de prazos, esse profissional tem pouco tempo para conversar com sua equipe e passa informações incompletas ou mesmo completas, mas com uma pequena absorção do real conteúdo da mensagem, o que representa no final de tudo uma mensagem fracionada.
O terceiro problema é a dificuldade de delegar, já que alguns gestores ainda não sabem a diferença entre "delegar" e "delargar", que é quando se passa alguma instrução, com orientações que não são verificadas se chegam ao destinatário de forma correta, e no final do prazo de uma atividade espera-se que o trabalho esteja feito com uma qualidade superior ao especificado e no custo previsto. Assim, esse profissional encontra dificuldades na divulgação das informações e na gestão de pessoas, pois não obtém as competências ou habilidades necessárias para o novo empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário