Uma boa solução de gerenciamento de projetos e portfolios, pode ajudar a gerenciar projetos e recursos de forma mais eficaz resultando em eficiências que direcionam a reduções de custo, alinhamento melhorado com prioridades estratégicas e redução de riscos a falhas de projetos e programas. Adotando as técnicas Project & Portfolio Management (PPM) organizações podem assegurar que estão investindo no portfólio correto eliminando objetivamente investimentos de baixo valor ou redundantes, assim como executando projetos com sucesso e resultando em vantagens planejadas, maximizando a utilização de recursos, fornecendo ferramentas de colaboração para conectar equipes dispersas e mantendo visibilidade e controle sobre o portfólio de projeto através de relatórios e painéis executivos.
Dados estatísticos adicionais (Fonte: Gartner Group):
- 51% de todos os projetos extrapolam o orçamento ou ultrapassam o prazo final.
- 15% dos projetos falham completamente.
- 94% dos entrevistados reportaram que implementando uma metodologia de gerenciamento de projetos, adicionou valor às suas organizações.
- Software de gerenciamento de portfolio de TI pode reduzir custos 2-5%, melhorar produtividade 20-25%, e elevar 10-15% de receita para projetos mais estratégicos.
Com certeza grande parte dos problemas acima poderia ser minimizado não só com uma boa metodologia adaptada as necessidades das organizações. Além disso é muito importante ter uma ferramenta (como o Microsoft Project Server 2010) adequada a essa metodologia.
Ou seja, não basta apenas "instalar". A ferramenta deve ser realmente adequada a metodologia de acordo com suas necessidades e apoiar a metodologia e não o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário